Encontro de Nº 149 - Confrade Jacy

Em mais um encontro muito legal, (quarta-feira - 18/11/2009) no Ático do Celta (local), estiveram presentes os Confrades: Aloisio, Jacy e Marcel com os convidados, Darley, Odair, Elton, José, Flávio e Ivanir.

O Organizador foi o Jacy, que deixou nas mãos do José a responsabilidade na elaboração do Jantar, File Mignon ao molho funghi com arroz e salada.
Inicialmente foram servidas dois espumantes Dal Pizzol, espumante Brut e Valduga Arte safra 2008.

A Dal Pizzol, produzida na serra gaúcha pela vinícola Monte Lemos tem em sua composição as Uvas Chardonnay, Pinot Noir e Risling, estava leve e agradável, com 12% Gl. A segunda espumante servida ainda antes do jantar, era de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, com 11,5% GL, safra 2008, um brut que podemos nos orgulhar.

As espumanctes foi para dar uma animada no pessoal.


Foram degustados:
- Pinot Noir - 2008 - francês - 12% GL - Corsega Flabet, produtor François Labet - Este Vinho agradou muito ao Jacy e Aloisio. Um vinho novo mas harmonizou muito bem com o filé. Na opinião do Flávio, este vinho inicialmente estava ficando em segundo plano, mas após o jantar foi reconsiderado ao seu devido posto.

- Tannat/Merlot - 2005 - francês - 13% GL - Vin de Paýs des Cotes de Gascogne - apesar de tudo o que se fala, provando às cegas dificilmente as pessoas atribuiriam a este vinho altas notas, porém com as carnes vermelhas este Corte de Tannat com merlot, vai muito bem. Este vinho é produzido por  SA Vignobles Brumont.

- Corte de uvas  safra 2006 - Quinta das Caldas Alves de Souza Este vinho do Douro-Portugal possui garrafa numerada e a nosso foi 52820. È importado pela Decanter do produtor Domingos Alves de Souza na região de Santa Marta de Penaguião. O que todos nós lamentos  é que "fomos apressados na comida deixando os melhores para serem provados já no final". O Darley fez uma observação interessante. " Deveríamos provar estes dois últimos vinhos com um cordeiro", alguém se habilita?

Este corte de Malbec com Merlot da Bodega Callia, está muito equilibrado. Não aparenta a graduação alcoolica exposta em seu rótulo. Na harmonização certamente "daz um banho". O calia magna é originário das uvas produzidas no valle de Pedergal à  1400 mts de altitude, rodeado pela cordilheira dos andes. Também é importado pela Decanter. Pela grande maioria, este foi o vinho que mereceu as maiores notas. Os vinhos Callia são vendidos pela Essen Vinhos.


Neste encontro aproveitamos para efetuar a entrega ao mais recente casado da confraria  Marcel, de uma lembrança que qualquer um dos presentes adoraria.
 

Os nossos amigos puderam utilizar nossa ficha de avaliação que foi concebida de um exemplar pelo Aloisio. Para muitos era intrigante preencher a ficha. Como também nós já haviamos deixado-a de lado, foi como um reencontro.

2 comentários:

  1. Já fui procurar o Callia Magna mas não encontrei... Onde eu encontro ele mesmo?
    Odair.

    ResponderExcluir
  2. Este vinho, tem na Essen. Esses e outros mais.

    ResponderExcluir

Ajude a melhorar nosso blog.
Insira seu comentário.